segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Dia de Teatro na Escola - João e Maria



João e Maria 

(Irmãos Grimm) Adaptado por Flaviana

Personagens


Júlia - A Bruxa

Beatriz - Mãe
Hildebrando - Pai

Heloisa - Maria
Keitson - João

Yasmin, Maria Eduarda, Ana Luiza, Anderson -Árvores

Vivian e Maísa - Anjos





Às margens de uma extensa mata existia, há muito tempo, uma cabana pobre, feita de troncos de árvore, na qual morava um lenhador com sua esposa e seus dois filhinhos. O garoto chamava-se João e a menina, Maria. 

A vida sempre fora difícil na casa do lenhador, mas naquela época as coisas haviam piorado ainda mais: não havia comida para todos. 



A mãe conversando com o pai dizia:
-- O que será de nós, morreremos de fome, e as crianças serão as primeiras....
E o pai sempre dizia:
-- Sempre há uma solução…






Maria e João que brincavam no quintal resolvem sair para apanhar algumas frutas silvestres e traze-las para alegrar seus pais, partem em direção da floresta, e Maria diz:
--João podemos nos perder na floresta.
-- Calma Maria, deixaremos no caminho algumas migalhas de pão que seguiremos no caminho de volta.
E assim fizeram, partiram muito felizes nessa aventura.








A Floresta era cheia de árvores muito altas fortes e bonitas, João e maria colheram muitas frutas e perceberam que começava a escurecer, quando João diz:

--Maria vamos para casa.




E começam a procurar pelo chão as migalhas, mas não encontram, pois, os pássaros haviam comido tudo. As crianças ficaram muito assustadas. As árvores pareciam se mover e irem por cima deles, que por mais que andassem pareciam estar no mesmo lugar de antes.




João então pega alguns gravetos e acende uma fogueira pois passariam a noite ali mesmo. Deitam –se e dormem

 Música Oração noturna






Após uma noite de sono protegido pelos anjos, Joao e Maria acordam, as árvores agora já não causavam tanto medo, a floresta parecia ter voltado ao normal. Eles resolvem então caminhar em busca de sua casa, João e Maria andam pela floresta e encontram uma casa de doces, muito bonita e apetitosa, haviam também uns bonecos de chocolate logo na entrada, pareciam de verdade e tinham um olhar muito triste. João e Maria então, puseram –se a devorar os doces, pois estavam com muita fome.

Dentro da casa havia uma velhinha com a cara muito simpática que ao perceber a presença das crianças abriu a janela e as convidou para entrar. Ela examinava as crianças e diziam que estavam muito magrinhas que precisavam comer muito e foi lhes servindo muitos doces. As crianças gostaram muito da velhinha e resolveram passar a noite ali, comeram tanto que adormeceram logo. 









Pela manhã ao acordarem pensaram estar no céu , mas logo veio a surpresa desagradável, a simpática velhinha era na verdade uma bruxa muito má que viu em Joao e Maria sua próxima refeição, a bruxa então dá uma gargalhada sinistra e diz

---hahahahahahahahahaha. Agora vou colocar João em uma gaiola para que fique muito gordo, enquanto Maria me ajudará a preparar os doces...




E assim a bruxa faz, prende Joao na gaiola, enquanto Maria ajuda a preparar os doces. Todos os dias a bruxa examina o dedo de João para ver se engordou, como o menino é esperto , percebe que a bruxa não enxerga muito bem, e no lugar do dedo lhe mostra sempre um ossinho de galinha. A bruxa sempre se zangava pois João nunca engordava e dizia :

- Esse menino, não há meio de engordar.  Dê mais comida para ele, Maria...vamos

E maria assim fazia, dava mais comida para João .






Passaram-se alguns dias até que numa manhã assim que a bruxa acordou, cansada de tanto esperar, foi logo gritando: 

- Hoje eu vou fazer uma festança. Maria ponha um caldeirão bem grande, com água até a boca para ferver e dê bastante comida paro seu o irmão, pois é hoje que eu vou comê-lo ensopado. 
Assustada, Maria começou a chorar. Enquanto a bruxa dizia:


-- Acenderei o forno também, pois farei um pão para acompanhar o ensopado, hahahahahahahahahaha

Ela empurrou Maria para perto do forno e disse: 
- Entre e veja se o forno está bem quente para que eu possa colocar o pão. 



A bruxa pretendia fechar o forno quando Maria estivesse lá dentro, para assá-la e comê-la também, mas Maria percebeu a intenção da bruxa e disse: 
- Ih! Como posso entrar no forno, não sei como fazer? 
- Menina boba! - Disse a bruxa. Há espaço suficiente, até eu poderia passar por ela. 
A bruxa se aproximou e colocou a cabeça dentro do forno. Maria, então, deu-lhe um empurrão e ela caiu lá dentro. A menina, então, rapidamente trancou a porta do forno deixando que a bruxa morresse queimada. 




Maria foi direto libertar seu irmão. 





Estavam muito felizes e tiveram a ideia de pegar o tesouro que a bruxa guardava e ainda algumas guloseimas . 

Encheram seus bolsos com tudo que conseguiram e partiram rumo a floresta. Os bonecos de chocolate tornaram-se crianças e juntos partiram em busca da casa de seus pais. As árvores agora pareciam mais amáveis e até mostraram o caminho para as crianças. Andaram mais um pouco e começaram a reconhecer o caminho e viram ao longe a pequena cabana do pai. 
Ao chegarem na cabana encontraram os pais tristes e  desesperados com a falta dos filhos. 
Quando os viu, ficaram  muito felizes e todos se abraçaram. João e Maria mostraram-lhe toda a fortuna que traziam nos seus bolsos, agora não haveria mais preocupação com dinheiro e comida e assim foram felizes para sempre. 



Esse foi um trabalho feito nas Oficinas de Música, com prof. Marcio e Oficina de Artes Cênicas  com a profa. Flaviana. Envolveu muitos profissionais da escola.
Cenário, maquiagem , cabelo, fantasia ficou por conta das Agentes Educacionais Val, Michele, Lisa, Adriana, Profa. Alice, e Márcia
Sonoplastia : Prof. Márcio
Professores  Érica, Silvana, Luiz e demais funcionários
Agradeço a todos que contribuíram para que esse projeto se realizasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ideias também são bem vindas.