Dia do Saci
Criar Saci é ...
Valorizar e difundir a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras...
Acreditar no Saci, na Iara, no Boto, no Curupira, na Cuca, no Boitatá e nos demais entes do folclore nacional...
Observar e estudar o insigne perneta e seus companheiros, em suas diversas manifestações, e divulgá-los por meio de textos, músicas e outras artimanhas. É também promover e incentivar a leitura e elaboração de obras comprometidas com nossos valores e raízes.
A instituição do Dia do Saci – 31 de Outubro – é de suma importância para nossa cultura porque simboliza a resistência aos super-heróis e aos personagens dos filmes e desenhos importados, que infestam o imaginário de nossas crianças e jovens. É uma forma de desafiar e enfrentar os estrangeirismos que corroem nosso idioma, em detrimento da nossa cultura e autonomia.
É uma estratégia de reivindicar a reciprocidade na relação com as nações hegemônicas do dito Primeiro Mundo, afirmando a riqueza do repertório mitológico do nosso país, permitindo trocas de mão dupla com os cidadãos da comunidade planetária.
O Dia do Saci dá o pulo inicial, convocando para o compromisso de fecundar o imaginário da nossa gente com cores e traços de nosso povo, por uma sociedade mais plural.
Sacis de todo o Brasil, unamo-nos!
Márcia Maria da Costa - Profa. Coordenadora
Cadê o Saci?????????
FESTA DO SACI - CONVITEhttp://eirubenscruz2014.blogspot.com.br/2014/11/convite.html
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo deputado federal Chico Alencar, (PSOL - RJ) e pela vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro.
Anteriormente, leis semelhantes foram aprovadas pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo. O Estado de São Paulo oficializou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas, além da capital, já haviam feito o mesmo: São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes. Em municípios de outros Estados brasileiros, o Dia do Saci foi oficializado: em Vitória (Espírito Santo); Poços de Caldas e Uberaba (Minas Gerais); Fortaleza e Independência (Ceará).1