sexta-feira, 31 de outubro de 2014

31 de outubro - Dia do Saci

Dia do Saci


Criar Saci é ...
Valorizar e difundir a tradição oral, a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas brasileiras... 
Acreditar no Saci, na Iara, no Boto, no Curupira, na Cuca, no Boitatá e nos demais entes do folclore nacional...
Observar e estudar o insigne perneta e seus companheiros, em suas diversas manifestações, e divulgá-los por meio de textos, músicas e outras artimanhas. É também promover e incentivar a leitura e elaboração de obras comprometidas com nossos valores e raízes.
A instituição do Dia do Saci – 31 de Outubro – é de suma importância para nossa cultura porque simboliza a resistência aos super-heróis e aos personagens dos filmes e desenhos importados, que infestam o imaginário de nossas crianças e jovens. É uma forma de desafiar e enfrentar os estrangeirismos que corroem nosso idioma, em detrimento da nossa cultura e autonomia.
É uma estratégia de reivindicar a reciprocidade na relação com as nações hegemônicas do dito Primeiro Mundo, afirmando a riqueza do repertório mitológico do nosso país, permitindo trocas de mão dupla com os cidadãos da comunidade planetária.
O Dia do Saci dá o pulo inicial, convocando para o compromisso de fecundar o imaginário da nossa gente com cores e traços de nosso povo, por uma sociedade mais plural.
Sacis de todo o Brasil, unamo-nos!
Márcia Maria da Costa - Profa. Coordenadora

Cadê o Saci?????????










Explicações.....





Fotos


































Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo deputado federal Chico Alencar, (PSOL - RJ) e pela vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro.
Anteriormente, leis semelhantes foram aprovadas pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo. O Estado de São Paulo oficializou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas, além da capital, já haviam feito o mesmo: São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio PretoGuaratinguetá e Embu das Artes. Em municípios de outros Estados brasileiros, o Dia do Saci foi oficializado: em Vitória (Espírito Santo)Poços de Caldas e Uberaba (Minas Gerais); Fortaleza e Independência (Ceará).1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Ideias também são bem vindas.