sexta-feira, 9 de maio de 2014

Atividades de encerramento do Módulo I Preparação


Ensaios

Professor Luis Carlos com a turma Laranja B


Teatro Cara de Coruja


SINOPSE
“Cara de coruja”
Cara de coruja é o título do primeiro capítulo do volume dois do livro “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato. Adaptamos este texto para o teatro, para que as crianças pudessem representá-lo.
Foram criadas três cenas. Na primeira, Narizinho, Emília e Pedrinho preparam o ambiente para a reinação do dia e convidam Rabicó e Visconde para ajudar.  Na segunda cena explicam à D. Benta que a reinação será uma festa com convidados do mundo da fantasia; chegam os convidados, príncipes e princesas. Por fim, na cena três, tia Nastácia delicia todos com seus quitutes; acontece uma linda dança, mas ocorre também muita confusão: surgem dois convidados inesperados e assustadores, Barba Azul e o Lobo Mau. Acontece que isso não é problema para a turma do Sítio, que tira a situação de letra. Fim da festa, os personagens retornam para suas histórias e a reinação termina com D. Carochinha, a “Cara de Coruja”, que aparece para buscar objetos encantados que os convidados esqueceram no sítio de D. Benta.

A partir deste trabalho, passeamos por várias linguagens diferentes: teatro, literatura e música. Realizamos leituras, discussões, exercícios cênicos, coreografia, caracterização de personagens, além de conhecermos um pouco sobre dois gêneros musicais bem brasileiros, o samba e o choro, com destaques para D. Ivone Lara com sua “Festa Animada” e para o choro “Tico-tico no Fubá”, do compositor Zequinha de Abreu.



Professor Marcio Turmas Amarelas

Músicas tradicionais infantis 

Os alunos das turmas laranja B e amarelas A,B e C, 
após um curso básico de flauta
doce, apresentaram as músicas tra-
dicionais infantis "O crava brigou com a rosa"(flauta doce)
e " O meu boi morreu" (flauta doce e coral).

             
                                         
















Professores Márcio e Luiz Carlos Turmas Amarelas

 e Laranja B




Professora Silvana Turma Vermelha

Coral

        Durante o Módulo trabalhamos sobre a Região Sudeste, e pesquisamos sobre as brincadeiras e cantigas de roda típicas da região , então surgiu a ideia de formar um coral para apresentar um " pot-pourri" de algumas cantigas escolhidas pela turma(O cravo e a rosa, atirei o pau no gato, a canoa virou, se essa rua fosse minha , caranguejo peixe é, etc)
       Com certeza essas cantigas farão muitos adultos relembrar o passado e seus momentos de criança....
Profa. Silvana





Professora Erica Turma Amarela B


Teatro

A lenda do cavalo invisível.

         Conta-se que em uma montanha do Rio de janeiro, chamada Pedra do sino, algo misterioso acontece durante à noite.
        Com vales e penhascos e de esplendorosa vista, esta montanha atrai muitos turistas, mas os guias avisam que não é prudente passar a noite neste local, pois que muitos que já o fizeram contam que enquanto dormiam em suas barracas foram surpreendidas por trotes apressados que dão a impressão de que um cavalo irá passar por cima de tudo e de todos. Em seguida ouvem um fortíssimo relinchar que faz todos se arrepiarem e depois continua sua cavalgada lentamente.

         A lenda fica mais impressionante pelo fato de o acesso a região ser impossível a um animal de tal envergadura.


Profa. Erica e Amarela B


Preparação dos figurinos e adereços

Val e Michelli

Val

Michelli

Val e Lisa
Postado por Professora Flaviana

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Professora Márcia Alves turma Amarela C

Artes Visuais

Viabiliza o conhecimento de artistas famosos, a apreciação de obras de arte e a representação de sentimentos , emoções e ideias por meio das artes plásticas

“Heitor dos Prazeres – retratos da cultura suburbana carioca”
Márcia Maria da Costa
Professora coordenadora


               Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1898 — Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1966) foi um compositor, cantor e pintor autodidata brasileiro.
              Na música, dominava o clarinete e o cavaquinho, e seus sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional. É um dos pioneiros do samba carioca. Heitor compôs seu maior sucesso, Pierrô Apaixonado, em parceria com Noel Rosa.
          Nos anos 20, Heitor dos Prazeres foi um dos fundadores da escola de samba que mais tarde chamou-se GRES Portela, primeira vencedora num concurso entre escolas em 1929, com sua composição Não Adianta Chorar.
              Adotou a pintura como hábito após a morte da esposa. Nas artes plásticas, Heitor dos Prazeres teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, com obras presentes em numerosas exposições.
Sua obra retrata o cotidiano suburbano da vida carioca, refletindo sua cultura em cores: a moradia, a paisagem, a música, a dança, as brincadeiras, os traços físicos de sua gente. Muitos historiadores de arte classificam seu trabalho como arte naif.
              A Oficina de Artes Plástica, sob orientação da professora Márcia Cristina Alves, dentro do estudo da cultura regional do Sudeste brasileiro,  realizou a pesquisa sobre a obra do artista, produzindo releituras coletivas das obras abaixo destacadas. A seguir, veja o resultado do trabalho produzido pelas crianças das turmas Amarelas A, B e C.
Fonte:
Heitor dos Prazeres – sem identificação da obra.


HEITOR DOS PRAZERES, Crianças brincando, 1963, Óleo Sobre Placa, 37 x 61 cm.

HEITOR DOS PRAZERES, Músicos e dançarinas (detalhe), 1964, óleo sobre tela, 46 x 63 cm.


          Atividade realizada com pintura coletiva,   em formato de quebra-cabeça, buscando a interação na apreciação da obra , pois a proposta é que o apreciador  ao montar o quebra-cabeça tenha participação ativa.

Professora Marcia Turma Amarela C
Releitura da obra
Crianças brincando


Processo de criação







                                                 


                                                 










                                               
Releitura do detalhe da obra:
Músicos e dançarinas

Interagindo com a Obra






















Oficina de  Artes Cênicas - Brincando com a Obra

              Nesta Oficina a proposta foi levar  o educando à sensibilizar-se na busca do movimento  dentro da arte,levando ao reconhecimento das suas diferentes dimensões .
Profa Márcia Alves

Evandr
Kevin


Maria Eduarda
Sarah




Postado por Professora Flaviana