quinta-feira, 8 de maio de 2014

Professora Márcia Alves turma Amarela C

Artes Visuais

Viabiliza o conhecimento de artistas famosos, a apreciação de obras de arte e a representação de sentimentos , emoções e ideias por meio das artes plásticas

“Heitor dos Prazeres – retratos da cultura suburbana carioca”
Márcia Maria da Costa
Professora coordenadora


               Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1898 — Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1966) foi um compositor, cantor e pintor autodidata brasileiro.
              Na música, dominava o clarinete e o cavaquinho, e seus sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional. É um dos pioneiros do samba carioca. Heitor compôs seu maior sucesso, Pierrô Apaixonado, em parceria com Noel Rosa.
          Nos anos 20, Heitor dos Prazeres foi um dos fundadores da escola de samba que mais tarde chamou-se GRES Portela, primeira vencedora num concurso entre escolas em 1929, com sua composição Não Adianta Chorar.
              Adotou a pintura como hábito após a morte da esposa. Nas artes plásticas, Heitor dos Prazeres teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, com obras presentes em numerosas exposições.
Sua obra retrata o cotidiano suburbano da vida carioca, refletindo sua cultura em cores: a moradia, a paisagem, a música, a dança, as brincadeiras, os traços físicos de sua gente. Muitos historiadores de arte classificam seu trabalho como arte naif.
              A Oficina de Artes Plástica, sob orientação da professora Márcia Cristina Alves, dentro do estudo da cultura regional do Sudeste brasileiro,  realizou a pesquisa sobre a obra do artista, produzindo releituras coletivas das obras abaixo destacadas. A seguir, veja o resultado do trabalho produzido pelas crianças das turmas Amarelas A, B e C.
Fonte:
Heitor dos Prazeres – sem identificação da obra.


HEITOR DOS PRAZERES, Crianças brincando, 1963, Óleo Sobre Placa, 37 x 61 cm.

HEITOR DOS PRAZERES, Músicos e dançarinas (detalhe), 1964, óleo sobre tela, 46 x 63 cm.


          Atividade realizada com pintura coletiva,   em formato de quebra-cabeça, buscando a interação na apreciação da obra , pois a proposta é que o apreciador  ao montar o quebra-cabeça tenha participação ativa.

Professora Marcia Turma Amarela C
Releitura da obra
Crianças brincando


Processo de criação







                                                 


                                                 










                                               
Releitura do detalhe da obra:
Músicos e dançarinas

Interagindo com a Obra






















Oficina de  Artes Cênicas - Brincando com a Obra

              Nesta Oficina a proposta foi levar  o educando à sensibilizar-se na busca do movimento  dentro da arte,levando ao reconhecimento das suas diferentes dimensões .
Profa Márcia Alves

Evandr
Kevin


Maria Eduarda
Sarah




Postado por Professora Flaviana








Um comentário:

Deixe seu comentário.
Ideias também são bem vindas.